Daniel Silva foi o melhor classificado no prólogo da 77.ª Volta a Portugal, hoje disputado em Viseu. O primeiro camisola amarela da prova é o belga Gaetan Bille, da Verandas Willems. No exercício de seis quilómetros, em Viseu, Rui Sousa, no 48.º lugar, foi o segundo melhor axadrezado, a 34 segundos.
As primeiras pedaladas da 77.ª Volta a Portugal foram dadas de Viseu, com um prólogo de seis quilómetros que cruzava o centro histórico da cidade na festa popular que sempre caracteriza os locais de passagem da prova rainha do calendário. Nas contas do primeiro dia, Daniel Silva foi o melhor elemento da Radio Popular-Boavista, escapando à tangente do “top-20” – foi 21.º – num exercício à medida de roladores e especialistas da luta contra o relógio.
O chefe-de-fila da Radio Popular-Boavista, Rui Sousa, foi 48.º, a 34 segundos, o mesmo atraso cedido por César Fonte, o terceiro melhor classificado da equipa axadrezada. Para Rui Sousa, que parte na condição de favorito português, em virtude do segundo lugar do ano passado e da popularidade que cultiva junto do grande público, a jornada inaugural deixou-o “satisfeito”.
“Estou satisfeito com o prólogo. Em primeiro lugar não sou contrarrelogista, o percurso não me favorecia e o objetivo passava por defender-me ao máximo. O Gustavo Veloso faz um crono extraordinário, ganha um tempo significativo, mas a verdade é que o restante grupo está nivelado, entre 20 e 30 segundos. Fico sobretudo satisfeito pelas sensações que tive em cima da bicicleta. Senti que ia bem, em determinadas partes do percurso, pegava um pouco de vento e até tinha dificuldade em segurar a bicicleta. Com 58 quilos nem sempre é fácil! Os dias decisivos ainda não estão para vir. Hoje foi o primeiro impacto, com o nervosismo inicial próprio da Volta mas amanhã já será diferente: é uma outra Volta que começa!”, considerou Rui Sousa.
A Radio Popular-Boavista foi a única equipa portuguesa representada no pódio, com Nuno Bico, na condição de natural da região. O jovem campeão nacional sub-23, à partida para a sua terceira Volta, confessou aos microfones da RTP não ser um “especialista deste tipo de percurso”, elogiando o mesmo por ir ao encontro dos Viseenses ao mesmo tempo que “prometia dar o melhor”. Nuno Bico (na foto) foi o 87.º classificado, a 48 segundos do vencedor.
A EQUIPA DA VOLTA
O “nove” da RP-Boavista na Volta a Portugal é constituído pelos seguintes atletas:
Rui Sousa (Dorsal 11), Alberto Gallego (12), Célio Sousa (13), Frederico Figueiredo(14), César Fonte (15), David Rodrigues (16), Daniel Silva (17), Nuno Bico (18) eVergilio Santos (19).
Para acompanhar a prova na estrada, veja o nosso Guia
ONDE SEGUIR
A prova será transmitida diariamente pela RTP1 (acessível também via RTP Play) . Poderá acompanhar as principais atualizações na nossa página de Facebook, sendo que a organização da corrida também tem a sua própria página nesta rede social.
CURIOSIDADES
A página oficial da equipa irá divulgar passatempos e concursos alusivos à RP-Boavista e à competição nas principais etapas. Esteja atento/a!!!