Categorias
História News

2000: Boavista assume os encargos da equipa

Em finais de setembro de 1999 a Recer informa o Boavista de que cessa o seu patrocínio, depois de doze temporadas como sponsor. A notícia, inesperada, caiu que nem uma bomba, numa altura da época em que não era fácil encontrar rapidamente um novo patrocinador.

Marco Morais foi campeão nacional
Marco Morais foi campeão nacional

Após reunião de Direção, era presidente João Loureiro, é dada luz verde para continuidade da equipa, com um orçamento significativamente mais baixo, permitindo, contudo, que a equipa se mantenha na segunda divisão do ciclismo mundial . São feitas algumas provas no estrangeiro, mas aí, também, as dificuldades começavam a aumentar para correr lá fora, pois eram já numerosas as equipas, em especial de primeira divisão.

Tendo como base ciclistas espanhóis jovens, a equipa contrata Adrian Palomares, que já não tinha ingressado em 1999, devido á sua juventude e ao elevado numero de espanhóis já contratados. Palomares que, ao longo dos anos, seria uma peça fundamental na equipa, pela sua raça, fogosidade e humildade. Bastante tímido, Palomares quase que tremia quando lhe era confiada uma missão mais importante.

Uma das frases célebres do valenciano, foi numa conversa com Delmino, quando este lhe disse : “Sabes o Chefe já foi campeão nacional de pista .” Algo interrogado, Palomares respondeu “ Qui el Professor campeão de pista, só si fuera de danças de salão.”

Com uma equipa em construção, os resultados não foram famosos, apesar de tudo, Marco Morais conquistou em Bragança, um título nacional, o maior triunfo da equipa nessa temporada, e do próprio ciclista, apontado como um esperança do ciclismo nacional, mas que não atingiu os resultados esperados, abandonando prematuramente a modalidade.

Em agosto, antes da partida para a Volta a Portugal, a equipa já tinha um novo patrocinador para 2001, a Carvalhelhos, cujo patrocínio se ficou a dever , ao major Valentim Loureiro.

O Boavista tinha terminado a temporada, com algumas dificuldades financeiras, mas com a situação resolvida e com todos os seus compromissos saldados.

Plantel:
1 Pedro ANDRADE
2 José BARROS
3 David BERNABÉU
4 Victoriano FERNÁNDEZ
5 Josep JUFRÉ
6 Marco MORAIS
7 Adrian PALOMARES
Delmino PEREIRA
Atanas PETROV
Pedro SOEIRO

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *