Categorias
História News

1996: Cássio venceu o Porto-Lisboa e Teixeira brilha na Volta

Em 1996 é feita a primeira estruturação na UCI, com as equipa serem catalogadas de 1ª e 2ª divisão, escalão em que são colocadas todas as equipas nacionais. A Sicasal, depois de uma não muito bem sucedida participação na Vuelta, desaparece no final de 1995 da cena desportiva, deixando muitos ciclistas numa situação aflitiva.

Para compensar é criada a LA Aluminios-Malveira com Manuel Maduro no comando e Joaquim Gomes como chefe de fila. No Boavista a equipa alarga-se um pouco, e da Lituânia vem Saulius Sarkauskas, que viria a ser um dos melhores sprinters dos anos seguintes.

Cássio Freitas alinha no Porto-Lisboa com o objetivo de abandonar a corrida em Coimbra, mas em S.João da Madeira entra na fuga do dia, e é obrigado a prosseguir corrida pelo diretor desportivo, José Santos. Na Malveira ataca e o Boavista ganha , pela primeira vez no seu historial, a grande clássica nacional

A equipa faz uma série de contratações na zona de Lisboa, de onde chega Carlos Teixeira, que viria a vencer o Prémio de Montanha na Volta a Portugal e que faria a delicia dos espetadores, quando em plena corrida , atende o telemóvel, quando seguia isolado numa fuga, perante a estupefação de Serafim Ferreira.

Ainda na Volta a Portugal, Carlos Carneiro vence a primeira etapa, na chegada a Alijó e atira-se à piscina, em pleno pódio, perante o gáudio popular, mas a equipa alinha desfalcada. Em pleno treino do Porto para Vila Real, a dois dias do início da Volta a Portugal Delmino adoece e é chamado de urgência, a um dia do início João Santos, que atende o telemóvel.. .na praia. Chega a Murça, onde a equipa estava alojada, à meia noite.

A equipa de trabalho mantém-se com José Santos como diretor desportivo, Eduardo Correia como adjunto, Guilherme Marques e Fernando Costa como mecânicos e Francisco Silva como massagista.

No final de temporada é feita nova remodelação na equipa, que vai depositar total confiança em dois ciclistas: Delmino Pereira e Saulius Sarkauskas.

A equipa continua equipada com bicicletas Masil.

Plantel:
Carlos CARNEIRO
Arunas CEPELE (Lit)
João SANTOS
Cassio DE PAIVA (Bra)
Paulo MARTINS
Fernando MOTA
Delmino PEREIRA
Alexandre Rodrigues
Saulius SARKAUSKAS
Luis SARREIRA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *