Categorias
História News

1995: a melhor Volta de Delmino Pereira

A equipa ressente-se da ausência de Joaquim Gomes, ficando com Cássio Freitas e Delmino Peireira como cabeças de cartaz. A época até não começa mal, com Cássio a vencer o Prémio A Capital.

Da Lituânia chegam dois reforços, Arunas Cepelé , que viria a ficar no clube por muitos anos, e Remigius Lupeikiz, que venceria uma etapa na Volta ao Alentejo e seria medalha de bronze nos Mundiais de Pista, na prova por pontos.

Na Volta a Portugal, Delmino Pereira viria a ter um plano de destaque. Conseguiu o terceiro lugar, o seu melhor lugar de sempre, ele que foi um dos melhores ciclistas da sua geração, e o mais polivalente. Bom trepador, razoável a sprintar e excelente rolador tem um dos melhores palmarés, mas a sua grande ansiedade traiu-o em muitas ocasiões.

Delmino que faria toda a sua carreira ao serviço do Boavista, e que venceu praticamente todas as grandes provas nacionais, com exceção da Volta a Portugal .

José Azevedo venceria o Prémio da Juventude na Volta.

A equipa dividiu-se em provas pelo calendário internacional, mas a diminuição do plantel, fez diminuir o número de provas no estrangeiro, centrando-se a atividade mais em Espanha, onde participou na Semana Catalã, Volta a Aragão, Murcia, Castilla e Leon e Asturias.

Com uma nova filosofia, entrou para os quadros da equipa o sprinter Paulo Pinto, que venceu algumas etapas, nas principais provas nacionais.

Neste ano, ficou célebre uma frase da Cássio Freitas, referindo-se ao mecânico Guilherme Marques : “ Oh Zé Santos que mecânico lindo.” Na passagem do pelotão por Lousada, o Guilherme estava na residencial, não tinha ido à etapa e gritou :“ Força Jaquim”, referindo-se a Joaquim Gomes, que estava a correr pela Sicasal.

A composição do plantel era a seguinte:

1 José AZEVEDO
2 Paulo BARROSO
3 Arunas CEPELE
4 Cássio FREITAS
5 Remigius LUPEIKIS
6 Fernando MOTA
7 Carlos PEREIRA
8 Delmino PEREIRA
9 Paulo PINTO
10 Luis SANTOS
11 Luis SARREIRA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *